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Neste tópico, vamos abordar as perguntas mais freqüentes sobre como adquirir moeda estrangeira no Brasil de forma legal,  evitando transtornos em sua viagem ao exterior.

 

1-) Minha esposa pode comprar moeda estrangeira usando o CPF do marido?

Sim, se a mesma constar no Imposto de Renda do marido que ela é sua dependente, não haverá problemas.

2-) Preciso declarar a operação de câmbio no meu Imposto de Renda?

Sim. Todas as operações de câmbio realizadas na Lastro, são registradas no Banco Central do Brasil e seguem todas as regras vigentes no país. Informe-se com seu contador como declarar sua compra para evitar qualquer tipo de erro em sua declaração.

3-) Qual valor uma pessoa deverá declarar em suas viagens ao exterior?

Nos Estados Unidos da América e Europa, os valores são acima de USD 10.000,00 (dez mil dólares americanos) ou moeda estrangeira equivalente seja em espécie ou cartões pré-pago. No Brasil, a soma dos valores acima de R$10.000,00 (dez mil reais) em espécie, devem ser declarados previamente a Receita Federal através do formulário e-DPV (Declaração Eletrônica de Bens do Viajante) acessando o link: http://migre.me/qvLE8 e apresentando o formulário preenchido a fiscalização aduaneira para fins de conferência da declaração.

4-) Devo guardar o recibo da compra da moeda estrangeira?

Sim, por se tratar de um documento oficial, este lhe dá amparo legal as operações de compra ou venda de moedas estrangeiras autorizadas pelas normas do Banco Central e ainda, comprova a origem e procedência das moedas. O documento deverá estar com os campos completamente preenchidos e de forma legível.

5-) É possível realizar uma transação de câmbio quando o comprador titular não pode comparecer ao local?

Sim. Através de uma procuração específica ele deve formalizar um representante legal para efetuar operações de câmbio ou através da assinatura digital (e-CPF ou e-CNPJ).

6-) Menores de idade podem adquirir moedas estrangeiras?

Sim, o menor deve estar acompanhado de um responsável portando RG, e os documentos do menor (CPF e RG).

7-) Existem limites de compra e venda para estrangeiros?

Sim, os limites obedecem regras de compliance internos e análise de documentos por parte da instituição. Consulte.

8-) Como pagar minha compra de moeda estrangeira na LASTRO?

A LASTRO disponibiliza a seus clientes, 04 (quatro) canais bancários para a liquidação de sua compra de moeda estrangeira: Bancos ITAÚ, BANCO DO BRASIL, BRADESCO e SANTANDER. Se você é cliente de um desses bancos, realize uma transferência entre contas que não haverá custo para este tipo de transferência.

Caso você utilize algum outro banco que a LASTRO não tenha conta corrente, realize uma TED (Transferência Eletrônica Disponível).

É OBRIGATÓRIO que a transferência ou TED seja sempre realizada da conta corrente do comprador da moeda estrangeira caso os valores ultrapassem a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

É necessário o envio do comprovante da transferência para a retirada da moeda estrangeira.

9-) Posso realizar pagamento em dinheiro para adquirir moeda estrangeira?

Sim, desde que o montante não ultrapasse a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais) num único CPF dentro de um período de 30 (trinta) dias corridos. Acima desse valor, OBRIGATÓRIO a transferência bancária. (vide questão 8).

Documentos necessários para a aquisição de moedas estrangeiras:

  • Brasileiro residente no Brasil:
    • Carteira de Identidade (RG) e CPF ou CNH;
    • Comprovante de endereço – (contas de consumo: água, luz, telefonia fixa).
  • Estrangeiro residente no Brasil:
    • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e (CPF);
    • Comprovante de endereço – (contas de consumo: água, luz, telefonia fixa).
  • Estrangeiro do Mercosul:
    • Documento de identificação do seu país equivalente ao (RG);
    • Endereço Completo e endereço onde o mesmo está hospedado no Brasil.
  • Estrangeiro de passagem no país:
    • Passaporte;
    • Endereço Completo e endereço onde o mesmo está hospedado no Brasil.
  • Brasileiro residente no exterior:
    • Carteira de Identidade (RG) e (CPF);
    • Endereço Completo.
  • Brasileiro com dupla nacionalidade:
    • Permanece a documentação para brasileiro residente no Brasil.

Cartões pré-pagos

1-) Qual o custo de um novo cartão em caso de perda ou roubo?

O primeiro cartão a ser substituído não tem custos, porém, se houver necessidade de mais um cartão, será debitado diretamente do saldo de seu cartão principal. Informe-se sobre o valor da tarifa na Central de Atendimento da Mastercard.

2-) Como solicitar um novo cartão?

Se você perdeu seu cartão no Brasil, procure uma loja da LASTRO e solicite a substituição por um novo. Caso tenha perdido seu cartão no exterior, entre em contato com a Central de Atendimento da Mastercard pelo site ou pelo telefone.

3-) O que fazer em casos de perda ou roubo?

Site do cartão Multi-moedas Mastercard: http://www.cashpassport.com/1/pt/Brasil/multi-currency/
Site do cartão Mono-moedas Mastercard: http://www.cashpassport.com/1/pt/Brasil/single-currency/

Telefones úteis para ambos os cartões (mono e multi-moedas)

BRASIL 0800 892 3560 ou (21) 3956-9200 quando estiver ligando de um telefone celular

4-) Posso utilizar os cartões para fazer compras em lojas DutyFree no Brasil ?

Sim, as compras serão contabilizadas em dólares americanos.

5-) Posso fazer compras pela Internet?

Sim, é possível, porém, alguns sites recusam o pagamento feito através destes cartões.

6-) Pré-reserva de hotéis e locações de veículos, são aconselháveis com estes cartões?

Recomendamos sempre que você utilize um cartão de crédito quando for realizar qualquer tipo de pré-reserva, seja de hotéis ou veículos. A função do cartão é apenas débito e quando você realiza uma pré-reserva, a administradora do cartão entende que você está utilizando o saldo. No caso dos cartões de crédito, quando a pré-reserva é feita, o limite de seu cartão é que fica bloqueado até você efetuar o pagamento propriamente dito. O ideal é fazer a Pré-reserva com o cartão de crédito no caso do hotel (e quando for efetuar o check-out, solicitar a mudança de cartão e passar o cartão de débito).

7-) Como são debitadas as compras efetuadas no cartão?

No caso dos cartões MONO-MOEDAS, o débito será feito na moeda do cartão: Dólar Americano, Euro ou Libra Esterlina.

No caso dos cartões MULTI-MOEDAS, o débito será realizado na moeda em que se está com saldo e sendo utilizando naquele país, Exemplo: USD (Dólar americano): Enquanto você estiver em solo americano e seu cartão tiver saldo em dólar americano, todos os débitos serão nesta moeda. Caso ela acabe, e você tenha saldo em qualquer outra moeda disponível no cartão (Euro, Libra Esterlina, Dólar Canadense, Dólar Australiano e Dólar Neozelandês), o mesmo seguirá a seguinte seqüência: Euro, Libra Esterlina, Dólar Canadense, Dólar Australiano e Dólar Neozelandês).

Observe que quando você estiver utilizando uma moeda que não seja a moeda corrente daquele país, a Operadora do Cartão cobrará uma taxa de conversão de uma moeda para outra.

Para maiores informações, dúvidas e esclarecimentos, envie um e-mail para: faleconosco@lastro.com.br ou entre em contato com uma de nossas lojas:

  • ARARAS – MATRIZ
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A LASTRO disponibiliza este canal para comunicação direta com o cliente, aonde suas sugestões/críticas serão consideradas num período máximo de 24 horas.

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