5/f/a/29f84ea9bde999043026f42731ba1.jpg

O que é NF-e?

A Nota Fiscal Eletrônica ou NF-e, é um documento eletrônico fiscal e que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa física ou outra empresa. A NF-e é a versão eletrônica do documento Nota Fiscal.

O governo implementou um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica, pela assinatura digital do remetente utilizando um certificado digital ICP-Brasil, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

A NF-e tem validade fiscal e jurídica garantida pela assinatura do emitente realizada com o uso de um certificado digital no padrão ICP-Brasil. É o certificado, portanto, que garante à Nota Fiscal Eletrônica a certeza de integridade e autoria.

O que é NFC-e?

A NFC-e ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicilio o consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.

A NFC-e substituirá o tradicional cupom fiscal emitido em lojas, supermercados, drogarias e comércio varejista em geral na maioria dos estados brasileiros.

A maior vantagem é que a impressão do cupom fiscal, que passará a ser chamado de DANFE NFC-e (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) será opcional e tudo poderá ser controlado pela internet e por meio de tablets e smartphones.

O que é o certificado para NF-e | NFC-e?

Para manter a segurança e a garantia de identidade digital da sua empresa e ao mesmo tempo permitir que a tecnologia de certificação seja utilizada na sua forma mais ampla - automatizando processos com segurança - a Certisign criou o produto Certificado Digital NF-e.

Para emitir uma nota fiscal eletrônica, o emissor deve dispor de um certificado digital, emitido sob a ICP-Brasil, que contenha o seu respectivo CNPJ.

Este tipo de certificado digital foi criado especialmente para emitir as notas fiscais eletrônicas (garantindo a conformidade estabelecida pela ICP-Brasil, Receita Federal e Secretarias Fazendárias dos Estados) e atribuir ao funcionário responsável de sua organização a alçada necessária e restrita para emissão e gerenciamento das notas fiscais eletrônicas.

Uma característica importante deste certificado é que é permitido à empresa possuir mais de um certificado NF-e, porque o responsável pelo certificado digital, diferente do que ocorre com um e-CNPJ, pode ser qualquer funcionário da organização. Dessa forma, se um dos funcionários estiver ausente, a empresa não deixa de assinar as solicitações para emissão de nota fiscal eletrônica.

Um outro diferencial é que este certificado utiliza uma estrutura robusta de funcionamento. A cada comunicação com a Secretaria da Fazenda, é realizada uma verificação da validade e conteúdo deste certificado. Mesmo assim, a resposta é mais rápida, gerando uma otimização do processo como um todo.

Não deixe de utilizar este certificado em sua empresa. Com ele, você terá um otimização e evolução do processo de emissão de notas fiscais eletrônicas.

Benefícios do certificado para NF-e

  • Permite a emissão de notas fiscais de forma eletrônica com validade jurídica;
  • Redução de custos de impressão e armazenamento dos documentos fiscais;
  • Redução de custos de aquisição de papel;
  • Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias;
  • Simplificação de obrigações acessórias, como dispensa de AIDF.

A quem se destina o certificado para NF-e?

O certificado NF-e é destinado a empresas que emitem notas fiscais eletrônicas.

Tipos de certificado NF-e

O certificado para NF-e é um certificado digital ICP-Brasil de Assinatura para Pessoa Física e podem ser dos seguites tipos: A1 e A3.

O tipo de certificado digital a ser escolhido depende do sistema/aplicação onde o mesmo será utilizado. Informe-se com o responsável pelo seu equipamento ou consulte a devida documentação para verificar se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3.

  • O certificado digital do tipo A1 é emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no seu navegador de internet;
  • O certificado digital do tipo A3 oferece maior segurança por ser emitido em uma mídia criptográfica: HSM, cartão inteligente ou token, estes últimos proporcionando maior mobilidade.

Solicite agora mesmo o seu.

A LASTRO disponibiliza este canal para comunicação direta com o cliente, aonde suas sugestões/críticas serão consideradas num período máximo de 24 horas.

Produtos em Destaque

5/9/3/41c467646c2657424b2ea7bd0cec0.png

Cartão pré-pago LASTRO R$

BRL
  • Taxa Moeda 1,00000
  • Quantidade
  • Total
6/5/7/e93d12e6610cde3370e03a1264687.png

Cash Passport® Multi Moedas - Dólar Americano (USD)

USD
  • Taxa Moeda 3,21000
  • Quantidade
  • Total
6/1/a/f6b13f057afd4799e4a92f7dae7f2.png

Cash Passport® Multi Moedas - Dólar Canadense (CAD)

CAD
  • Taxa Moeda 2,67000
  • Quantidade
  • Total
5/c/4/26ffcf4f9e5a5ec3009e7d5b1c2cc.png

Cash Passport® Multi Moedas - Euro (EUR)

EUR
  • Taxa Moeda 3,76000
  • Quantidade
  • Total

Conheça a Lastro

Presente no interior de São Paulo desde 1991, com o objetivo de atender quem busca serviços com atendimento diferenciado.